Especialidades

Cardiologia

O atendimento cardiológico do Hospital Santa Cruz é assim: completo.  Apresenta toda a estrutura profissional e física para atender qualquer paciente com problemas cardiovasculares. Uma equipe de médicos com vasta experiência oferece, 24 horas, todo o auxílio necessário para a realização de um diagnóstico rápido e preciso.

O serviço é eficaz porque a área de cardiologia está organizada em diferentes setores, garantindo a agilidade do atendimento. São eles: Unidade de Dor Torácica (UDT), UTI Cardíaca, Hemodinâmica, Serviço de Cardiologia Ambulatorial e Serviço de Cirurgia Cardíaca.

Esta descentralização é fundamental para dinamizar o fluxo de pacientes dentro do hospital. Isto implica na diminuição do tempo de espera, identificação eficaz do diagnóstico, encaminhamento aos devidos setores conforme orientação médica e assertividade do tratamento.

UTI Cardíaca

Os pacientes que apresentam início de infarto, ou doenças mais graves, que estejam com a vida em risco, são imediatamente levados à UTI Cardíaca, ou Unidade Coronária.  É nesta unidade que os pacientes recebem tratamento intensivo de médicos e cirurgiões cardíacos a qualquer hora do dia. A UTI Cardíaca possui equipamentos de última geração, que aumentam a qualidade do tratamento e elevam as chances de recuperação dos pacientes.

Hemodinâmica

Área destinada à realização de cateterismo cardíaco e angioplastia, com aparelhos importados de última geração. Estas instalações modernas e a estrutura de vanguarda permitem imagens melhores no momento da intervenção e diminuem a taxa de radiação, preservando a saúde do paciente.

Serviço de Cirurgia Cardíaca

Permite a realização de todos os tipos de cirurgia cardiovascular, a qualquer hora do dia.  Cirurgiões cardíacos de renome, auxiliados por equipamentos de última geração, oportunizam aos pacientes um procedimento cirúrgico seguro, ético e confiável.

Cardiologia - Unidade de dor torácica

Uma das primeiras unidades de atendimento em emergência cardiológica de Curitiba, a Unidade de Dor Torácica (UDT) caracteriza-se pelo rápido auxílio aos pacientes que apresentam dores na região do abdome superior, pescoço e mandíbula. Estes sintomas são sempre investigados com prioridade e cautela, pois podem indicar o início de patologias mais graves.

Por isso, a UDT funciona a qualquer hora do dia, sendo composta por médicos e enfermeiros altamente especializados no atendimento cardiológico emergencial.

A investigação imediata das dores torácicas e o monitoramento cardiovascular contínuo garantem a segurança dos pacientes até que se obtenha um diagnóstico preciso. A partir da UDT, o paciente pode ser encaminhado para os outros setores de cardiologia, seja para a realização de exames, estudo hemodinâmico ou até intervenções cirúrgicas, conforme orientação médica.