Especialidades

Cirurgia Vascular/Angiologia

Cirurgia Vascular

Qualidade, eficiência e tratamento humanizado – essas são as características que melhor descrevem o serviço de cirurgia vascular do Hospital Santa Cruz. Essa especialidade trata das doenças que atingem todo o sistema vascular – conjunto de vasos que transportam o sangue (artérias e veias) e transportam também a linfa (liquido formado nos tecidos rico em proteína e células de defesa, pelos vasos linfáticos) por todo o organismo. O único órgão que pertence ao sistema vascular e não é contemplado nos tratamentos de cirurgia vascular é o coração, que é cuidado por uma área específica (cardiologia).

Cirurgia Endovascular

Além das cirurgias convencionais (abertas), o Santa Cruz trabalha também com as técnicas de cirurgia endovascular, que são utlizadas geralmente para tratar das doenças circulatórias com métodos minimamente invasivos (cateteres e guias manipulados à distância e monitorados por telas), objetivando minimizar a agressividade cirúrgica e evitando as grandes incisões e as cicatrizes. Os benefícios do tratamento minimamente invasivo são muitos, tais com diminuição do tempo da intervenção, redução do tempo de internação e os custos hospitalares. Esses fatos fazem a cirurgia endovascular ser uma ótima alternativa nos casos de pacientes com alto risco para cirurgias convencionais (abertas).

Diagnóstico das Doenças Vasculares

Existe uma vasta lista de doenças que são tratadas por meio das cirurgias vasculares. As principais são: traumatismo vascular, insuficiência vascular cerebral, trombose venosa profunda, insuficiência renal, aneurisma arterial, arteriosclerose, arteriosclerose nos membros inferiores, doenças do sistema linfático, pé diabético, varizes, vasculite, entre outras.

Assim como em outras especialidades médicas, quanto antes for descoberta a doença vascular, maiores serão as chances de sucesso no tratamento. Por isso é extremamente importante que você consulte seu médico e faça exames preventivos regularmente.

O exame mais eficiente para diagnóstico de doenças vasculares é a Ecodoppler Vascular, amplamente utilizado por angiologistas e cirurgiões vasculares para a avaliação do fluxo circulatório sanguíneo dos pacientes. Este aparelho oferece excelente precisão diagnóstica (para cerca de 90% dos casos), além de outras vantagens igualmente importantes, como: ser indolor, ser um equipamento portátil e, assim, estar disponível sempre que necessário e o fato de poder ser utilizado de maneira repetitiva, por não causa nenhum transtorno ao paciente.

O Hospital Santa Cruz conta com profissionais altamente qualificados e equipamentos de ultima geração para diagnóstico e tratamento de doenças vasculares, o que o torna a melhor opção para seu acompanhamento médico em Curitiba.

Mais informações pelo telefone: (41) 3312-3000.