Especialidades

Neuro Cirurgia

Motivo de orgulho para todos os paranaenses, o setor de Neurocirurgia do Hospital Santa Cruz é referência internacional, em virtude da sua renomada equipe médica e da tecnologia importada e de última geração, utilizada nas cirurgias.

Quando se trata do assunto neurocirurgia, fica evidente a necessidade de uma exatidão milimétrica dos procedimentos cirúrgicos, onde não há espaço para movimentos imprecisos que podem causar lesões irreversíveis. Por isso, o Hospital Santa Cruz dispõe de altíssima tecnologia para realização destas cirurgias, através de um equipamento considerado, hoje, o melhor do mundo, denominado neuronavegador.

As cirurgias de neuronavegação baseiam-se no mapeamento tridimensional do cérebro com o auxílio de um microscópio de última geração, que projeta uma imagem virtual das lesões cerebrais aos olhos do cirurgião.  Este consegue enxergar por meio de holografia o lugar exato das lesões mais profundas, podendo chegar a elas de maneira precisa e inequívoca.

Benefícios garantidos aos pacientes com esta tecnologia

  • Incisões menores durante a cirurgia;
  • Dissecções mais orientadas e anatômicas;
  • Menor perda de sangue;
  • Menor tempo cirúrgico;
  • Menor permanência na UTI;
  • Eficácia na localização de lesões;
  • Precisão milimétrica.

Esta mesma tecnologia também é utilizada nas cirurgias de coluna, trazendo resultados impressionantes e altamente eficazes. O Hospital Santa Cruz é um dos únicos no Brasil a utilizar esta técnica em cirurgias de coluna, posicionando-se como precursor e vanguardista nesta especialidade.

Monitoração Neurofisiológica Intraoperatória

Além das técnicas de neuronavegação, novas tecnologias permitem o mapeamento de todos os estímulos nervosos (audição, visão, fala, memória, motricidade e sensibilidade geral), diminuindo em quatro vezes as chances de lesões neurológicas de risco.

Angiografia Intraoperatória

Através da técnica ICG, ou IndoCianina Green,  o cirurgião consegue visualizar todos os vasos sanguíneos do paciente que, ao receber este líquido fotossensitivo, terá seus vasos evidenciados por uma cor fluorescente. Esta técnica garante que o neurocirurgião agirá com exatidão, sem atingir qualquer lugar que não seja a lesão em si.

Pioneirismo e reconhecimento

Devido à ampla qualificação de seus profissionais, e da preocupação em trazer o que há de mais moderno em equipamentos cirúrgicos, a Neurocirurgia do Hospital Santa Cruz foi indicada para atuar como um Centro de Treinamento para Técnicas de Cirurgia de Neuronavegação, auxiliando médicos de toda a América Latina.

Palestras, simpósios e acompanhamento de cirurgias ao vivo fazem com que esta especialidade do Hospital Santa Cruz seja um centro de recursos tecnológicos, que está sempre aberto às novas tendências e pesquisas mundiais, reconhecido internacionalmente por sua íntegra atuação.