Institucional

Memorial Dr. Hamilton Leal

Dr. Hamilton Leal: um marco na história da medicina paranaense

O nome do Dr. Hamilton Leal (1923 – 2012) é sinônimo de dedicação à saúde da população, empreendedorismo e construção de hospitais. Há 50 anos este médico cirurgião curitibano percebeu que a capital paranaense necessitava de uma instituição de ponta, que pudesse oferecer os mais recentes avanços da medicina e que atendesse à crescente demanda por serviços de saúde na cidade. Desta forma, em 20 de setembro de 1966, nascia o Hospital Santa Cruz, na avenida do Batel, em uma casa que ainda faz parte do complexo que seria construído posteriormente à sua volta. As inovações já estavam ali, como a primeira Unidade de Terapia Intensiva do Estado do Paraná, o Serviço de Cirurgia Avançada do Aparelho Digestivo e o Serviço de Cirurgia Cardíaca. Mas este foi apenas um dos sete hospitais que o Dr. Hamilton Leal construiu ao longo de sua longa carreira.

Trajetória dedicada a salvar vidas

Dr. Hamilton Leal se formou em Curitiba em 1948 pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e fez especialização no Rio de Janeiro e em Nova York. Ele começou sua experiência médica no Instituto de Medicina, em Curitiba, sob o comando do Dr. Erasto Gaertner. Depois, foi buscar experiência com médicos de São Paulo, Rio de Janeiro e Argentina, entre outros. Em 1953, iniciou a construção o Hospital da Polícia Militar, no bairro Capanema, que se chamava na época Hospital Hamilton Leal. Já nessa época ele mostrava todo o seu empreendedorismo, pois comprou os terrenos com dinheiro próprio e com ajuda de seu pai, e chegou a trocar um carro por tijolos para viabilizar parte da obra. Outro empreendimento médico construído por ele foi o Hospital Rua do Rosário, com 13 pavimentos. Depois vieram a construção do Hospital do Portão, o primeiro piso do Santa Cruz, na a venida do Batel, a construção do Hospital Infantil do Portão e o Hospital Branca de Neve, que hoje é um prédio anexado ao Hospital Santa Cruz. Ao todo, Dr. Hamilton Leal foi responsável pela construção de sete hospitais em Curitiba, com destaque para a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) particular do Paraná e a segunda UTI Coronariana, além do Centro Médico Plínio Pessoa. Além dos hospitais, ele também fundou a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, em dezembro de 1970.

Hospital de referência

Hoje, o Hospital Santa Cruz conta com uma estrutura privilegiada e uma sofisticada hotelaria hospitalar. Com uma equipe médica de referência internacional, além de equipamentos de última geração. Conta com 191 leitos e realiza mais de 14 mil atendimentos por mês, entre atendimentos eletivos e de urgência e emergência. Para continuar esta história inspiradora, o filho do Dr. Hamilton, Hamilton Leal Jr., assumiu o lugar do pai e segue à frente do Hospital Santa Cruz e da Paraná Clínicas, trilhando o mesmo caminho de atenção à saúde das pessoas e de empreendedorismo.