Notícias

O Poder dos Alimentos – por Jennifer Partika

Hábitos mais saudáveis! Conheça quatro maneiras de cuidar bem do seu organismo.

Beba água!

Esse líquido é fundamental para o organismo, já que cerca de 70% do corpo é constituído de água. “A água possui um poder regulador de muitas funções metabólicas, como o controle da temperatura corpórea, através do suor e eliminação de resíduos metabólicos pela urina”, explica Regina Moraes Teixeira, nutricionista clínica funcional.

Ela também hidrata, previne infecções e ajuda no trânsito intestinal. “A água é o principal componente das células do corpo, transporta os nutrientes e remove as toxinas do organismo”, acrescenta Patrícia Ramos, nutricionista.

Habitue-se a tomar café da manhã!

Há um longo intervalo entre a última refeição do dia e a primeira do dia seguinte, por isso o desjejum é considerado importante. “Durante a noite, o corpo necessita de energia para manter as funções básicas do organismo e, para isso, utiliza nossas reservas de glicose e glicogênio.

Ao acordar, os níveis dessas substâncias estão muito baixos e precisam ser repostos para manter as atividades diárias”, destaca Jennifer Partika, nutricionista do Hospital Santa Cruz. O café da manhã deve ser rico em nutrientes, proteínas, vitaminas, minerais e carboidratos. “Ter um café da manhã equilibrado ajudará na realização de atividades tanto mentais como físicas e também induzirá menor risco para desenvolvimento de obesidade e diabetes”, diz Regina.

Faça pratos coloridos!

Quanto mais diversa em cores for a refeição, maior a diversidade de nutrientes e melhor seu valor nutricional. “As matizes dos vegetais trazem diferentes pigmentos importantes para a saúde, por exemplo, o betacaroteno, responsável pela coloração alaranjada e o licopeno, responsável pela cor avermelhada de algumas frutas e legumes, possuem propriedades antioxidantes”, exemplifica Patrícia. O recomendado é consumir diariamente saladas e frutas com cores variadas, montando o prato com harmonia. “Para que não tenhamos sempre os mesmos nutrientes, quanto mais cor, mais rica em vitaminas e minerais, ou seja, mais completa sua alimentação estará”, explica Regina.

“Uma boa noite de sono não traz apenas descanso mental e físico, existem alguns hormônios produzidos nesse período que têm papel fundamental no organismo”, diz Regina

É preciso se exercitar regularmente!

“Quando nos exercitamos, o corpo envia oxigênio e nutrientes para os músculos, órgãos e tecidos. Isso significa que todo o sistema cardiovascular vai trabalhar com maior eficiência, aumentando sua energia”, explica Regina. Ele também ajuda na prevenção de doenças, melhora o humor e acelera o metabolismo, auxiliando na perda e manutenção do peso ideal.